segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Viagem para Buenos Aires - ARG - A Cidade

A CIDADE



Buenos Aires é linda! Bem diferente dos destinos brasileiros que já visitei... em algumas partes se assemelha muito com São Paulo. A vegetação é parecida com a da região sul. Lá tem muito carro, o trânsito é alucinado. A frota é praticamente idêntica a do Brasil.

Tem muito contraste entre o centro e a Recoleta, por exemplo. Vc acha que é outro mundo, rs. Para entender a cidade, sugiro, mais uma vez, aquele guia da Publifolha, que divide a cidade em 6 partes. Dá uma boa familiarizada e tem o mapinha do metrô tb.

Não vimos prédios residenciais com mais de 10 andares e o estilo dos prédios lembra Nova Iorque (tijolinhos e varandinhas de grade preta). Não vimos casas residenciais tb, só apartamentos! oO

É uma cidade muito cultural, tem muito teatro, cinema, com peças e filmes nacionais. O pessoal é mais politizado tb... os taxistas conversam bastante sobre política e tem gente protestando e faixas por toda parte.

Um ponto negativo é que a cidade é muito poluída (acho que a maioria dos carros lá são a diesel) então o nariz fica aquela inhaca. O centro tb é bem sujo (como quase todo centro) e TODO MUNDO, TODO MUNDO fuma! O dia inteiro! Tem muito fumante lá! Mas nada que chegasse a incomodar a gente.

As pessoas em geral foram simpáticas, todas nos deram informações qdo pedimos e algumas até se ofereceram para nos ajudar quando viam nossas caras de perdidos.

DICA: água lá é absurdamente cara! Em qualquer banquinha de rua vc paga de 6 a 8 pesos na garrafinha de 500ml. Compre garrafas maiores em algum supermercado (pagamos menos de 3 pesos em 2,5L) e deixe no hotel e vá abastecendo um cantil ou garrafinha prá levar com vc.

Aliás, tire da sua cabeça a ilusão de que Buenos Aires é uma cidade barata!

Ou as coisas aumentaram muito ou eu não tenho noção... Nunca viajei prá Europa e fui pros EUA a mil anos atrás, então meu parâmetro prá saber se algo é caro ou barato é o Brasil mesmo, mais especificamente Goiânia...

Não achei nada barato lá prá comprar e como vou explica mais a frente comida é proporcionalmente muito cara

Por isso, não vá com a ilusão de que vc vai fazer um turismo de compras lá! Não!!! Vc vai prá passear, comer, etc... seu dinheiro vai ser prá gastar com isso, ok!? e não com jaqueta de couro e cosméticos da La Roche e da Vichy (demorei três dias prá me conformar com isso) rs!


Idioma: Não se preocupe com o idioma. Nos hotéis e restaurantes quase todo mundo entende português e se eles falarem mais devagar vc entende espanhol tranqüilo.

Em cerca de meia hora de Buenos Aires vc já vai estar achando que fala espanhol hahahaha utilize a tática de falar em português colocando o sotaque... funciona! Se não funcionar basta apontar as coisas e fazer gestos, é a linguagem universal! Kkkk

Ao final de 4 dias vc já vai estar achando espanhol a língua mais insuportável do mundo e vai começar a escutar tudo em espanhol... até quem tá falando português vc acha que é espanhol! rs Sério, a cabeça fica doendo no fim, pq o sotaque é meio chato e eles falam alto e rápido demais.

Ah, acho útil dizer que: jámon = presunto; chocle = milho; bife de chorizo = picanha; morrones = pimentão; pollo = frango. Eu passei apertado por não saber essas palavras! rs


Clima: fomos no início de dezembro, finzinho da primavera, começando o verão. O clima, prá mim, estava simplesmente perfeito! Entre 15º e 25ºC. Dava prá ficar de calça ou short, não passei frio em nenhum dia e ainda deu prá dar um up grade no visual usando uma echarpe ou lenço (adoooro)! O sol brilhou todos os dias, o que torna qualquer foto linda! Não choveu nenhum dia e nem fez calor insuportável. Bate um ventinho gelado às vezes, mesmo no solão. Leva seu lenço ou um casaquinho leve, é o suficiente.

Eu recomendo ir nessa época, pois dizem que o inverno é muito rigoroso (até final de outubro) e o verão MUITO quente (a partir de 21 de dezembro).

2 comentários:

  1. Quer dizer que não vou voltar com mil produtos Vichy ao preço de Lux Luxo? rs

    ResponderExcluir
  2. Ju, é muito verdade isso de que Buenos Aires nao eh uma cidade barata, também achei (com a referencia de Goiania). Todo mundo dizia que comer bem lah era ridiculo de barato e eu nao achei mesmo, é o preço de ir em um bom restaurante aqui!

    A agua alem de cara é meio estranha, tem um gosto esquisito hehe e eh sempre caro mesmo, tanto la quanto no Uruguai.

    ResponderExcluir