terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Viagem para Buenos Aires - ARG - Os Passeios II

DIA 2 – Centro histórico, Puerto Madero, Calle Florida e Palermo Soho

Esse dia foi perfeito! Solão maravilhoso! Acordamos cedinho e tomamos um café da manhã muito bom no hotel e fomos bater perna. Pit stop no Starbuck’s (adoro) para tomar um café expresso de verdade e despertar de vez!

Centro Histórico: Saímos caminhando pela corrientes e logo avistamos o Obelisco. Tiramos várias fotos. O monumento, que fica numa espécie de praça, estava decorado com uma faixa vermelha com os dizeres “No más chicos con HIV”, pois era dia mundial da luta contra o HIV. O Obelisco é um dos cartões postais de Buenos Aires e fica bem no centro, no cruzamento da Avenida Corrientes com a 9 julho (uma das principais da cidade). Ali parece ser o coração da cidade. Lembra muito o centro de São Paulo, cheio de bancos, prédios históricos, misturado com Mc Donald’s e universidades.

Seguindo pela Avenida Ste. R. Saenz Pena, passamos por vários prédios históricos, tais como Palácio do Governo, Justiça do Trabalho, Catedral e finalmente chegamos na Plaza de Mayo. É lá que fica a Casa Rosada (sede da presidência). Nesse dia tava tudo cercado lá, cheio de policiamento, pois estava havendo uma manifestação na cidade. De acordo com informações, o pessoal que recebe “bolsa família” na Argentina estava protestando pelo aumento do valor do benefício... pensa?! rs

Mas isso não atrapalhou em nada. Tiramos várias fotos, a praça é linda, tem várias estátuas e a sede do Banco de La Nacion que vale a pena entrar e conhecer... é monumental! Na Plaza de Mayo tem uma fonte com banquinhos em volta, gostoso para sentar e apreciar o movimento da praça e dar uma olhada no guia para decidir em que direção seguir.

Fomos para o monumento do Simon Bolivar (nem lembro a rua que pegamos) e ali o pau tava quebrando com vontade, tinha muita gente nessa passeata e soltando foguete e tudo. Foi emocionante! Hahaha Ali pertinho já tem a Manzana de las Luces. É um antigo convento com igreja, que tem um antiquário e um restaurante muito sombrio. Legal de conhecer tb.

A gente saiu andando por ali tudo, vimos os prédios dos Ministérios, cruzamos a Calle Florida (reservamos a tarde para ela), vimos a estátua do Cristovão Colombo e decidimos ir almoçar em Puerto Madero.

DICA: Antes, passamos no Banco de La Nacion e trocamos parte dos reais em pesos. Lá dentro é mais seguro e a cotação estava um pouco melhor (1 peso = 2,20 reais).

Ali da Plaza de Mayo dá prá ir a pé tranquilamente para Puerto Madero, especialmente se vc traçar o caminho direito (coisa que a gnt não fez rs!) É um passeio gostoso, dá prá ver várias coisas legais ao longo do trajeto. A gente viu muita coisa, não lembro de tudo... se vc comprar o guia ele vai te dar as dicas dos lugares prá visitar nessa região.

Manzana de las Luces

Puerto Madero: É o melhor lugar disparado! Lá é lindo, bate um vento gostoso! Tem aquele montão de barzinhos e restaurantes ao longo da “orla”. Mas aí chega o momento de escolher onde almoçar!! Hehehe Muito difícil! Alguns restaurantes eram muito baratos, outros extremamente caros. A gente tinha a indicação do Cabana Las Lilas ali no Puerto Madero, mas achamos muito caro. Nesse restaurante só a carne, sem acompanhamentos, era coisa de 145 pesos!! Ai a gente foi procurar um local mais barato (o horário do almoço geralmente é mais barato que o jantar).

Acabamos indo no Bahia Madero, um pouco mais a frente desse Cabana Las Lilas (na parte de restaurantes coloco os endereços e valores). Lá tinha um menu executivo para o almoço que incluía entrada, prato principal, sobremesa e bebida por $ 69,00 (pesos). A comida não era a melhor da Argentina, mas era muito boa.

Aviso aos navegantes: Em quase todos os restaurantes tem um couvert incluso de pães com uma manteiguinha... não encha a barriga com eles pq se não vc não aguentará comer toda a comida! rs

De entrada pedi uma panqueca de milho, tipo cachapa, ao molho de queijo (até boa). O Yure pediu uma tapa de anchova com tomate (se colocar azeite fica bem bom). Eu pedi um peito de frango grelhado, acompanhado de batatas fritas (lá tudo tem batata frita). O frango estava uma delícia e é MUITO frango. Eu comi só a metade, pois tinha me empanturrado de pão! rs O Yure pediu o bife de chorizo acompanhado de arroz (vcs imaginam o arroz da argentina né? Arroz, só no Brasil, minha gente!).

A carne estava muito boa, mas é meio crua, viu?! Estilo esses churrascos de gaúcho. Mas vc tem a opção de pedir mais bem passada. O garçom era bem educado, correu tudo bem. Tinham outras opções de entradas e pratos principais, inclusive massas e saladas.

Para beber pedimos refri (gaseosa) que era o que estava incluso... prá variar tava quente! rs

De sobremesa, ele uma salada de fruta (com cereja fresca! Hmmm) e eu o famoso sorvete de “dulce de letche” (muito, muito gostosoooo).

Final das contas, com gorjeta: $ 152,00 para os dois.

Bahia Madero: RECOMENDO para comer bem e não pagar um absurdo.

Em Puerto Madero, vc não pode deixar de conhecer e fotografar outro cartão postal de lá: a Puente de la Mujer. Do outro lado da ponte tem diversos prédios comerciais modernos, empresas, bancos, hotéis chiques e etc.

Calle Florida: Saindo de lá, subimos a avenida córdoba e fomos para a famosa Calle Florida. Começamos com um pit stop na Galerias Pacífico (fica no início da Calle), o único shopping que fomos lá. Lá só tem loja chique, inclusive uma da MAC. Aproveite para ficar feliz e dar uma pesquisada nos preços das coisas que vc comprou no freeshop. Vc vai ficar com vontade de comprar mais ainda na volta! Hahahaha

Na calle florida tem MUITO turista... e vimos alguns estrangeiros serem assaltados. Por isso, cuidado com bolsa, carteira, máquina. Não fique dando sopa, mas tb não precisa ficar noiado o tempo todo.

Tem tb um monte de camelozinhos e lojinhas e várias casas de câmbio, mas eu não recomendaria vc trocar dinheiro lá, apesar da cotação tentadora... é muito perigoso e já ouvimos muita história de gente que foi assaltada na saída da casa de câmbio.

Aproveite para comprar seus souvenirs nos camelôs (são mais baratos) tem umas echarpes lindas tb (a 15 pesos cada!!!). Ali dá prá tomar um café no Havanna ou tomar um helado (sorvete) na Freddo.

É legal prá ver o movimento ali, não passa carro e é aquele buchicho (os homens podem ficar ligeiramente irritados... imaginem uma rua cheia de lojas e pessoas!). Mas vale a pena! Não comprei nada nas lojas lá, só nas banquinhas, pois como vou relatar mais adiante em Buenos Aires AS COISAS NÃO SÃO BARATAS!

Para encerrar com chave de ouro, caminhamos pela Avenida de Mayo até o tradicional Café Tortoni. É tipo um Café Colombo, sabe? Bem antigo e chique. Tomamos mais um café bem gostoso e pegamos um táxi para o hotel, pois, apesar de ser pertinho eu não agüentava mais andar. Táxi: $ 13,00.

Palermo Soho: Depois de uma soneca e um banho revigorante, queríamos conhecer a night de Buenos Aires. A recomendação que tínhamos era Palermo Soho, onde tem um monte de restaurantes e barzinhos.

Pegamos um metro na Callao (linha verde) em direção a Congreso. Descemos na Plaza Italia e caminhamos (MUITO) até chegar na Plaza Cortazar, mais conhecida como Plaza Serrano. Se vc for de táxi da Plaza Italia até lá (eu recomendo, pq é meio longe para caminhar) fale esse nome para o taxista.

Ir andando tem a vantagem de que vc passa por vários restaurantes. Lá tem sushi, mexicano, espanhol e as famosas parrillas entre outros. Como fomos andando, passamos pelo La Cabrera e tava bombando! O clima lá de noite é muito legal, cheio de gente, servindo champagne e tira gosto para quem está na lista de espera. Como não tínhamos reservado, sem chance de conseguir uma mesa ali, mas já aproveitamos e reservamos uma mesa para o almoço no dia seguinte.

Decidimos ir até essa Plaza Serrano pq ali tem um monte de barzinhos um do lado do outro e a gente queria mais baladinha, ver gente, e não propriamente jantar.

Depois de andar milhares de quarteirões, chegamos à Plaza. Tava super badalada, cheia de mesinhas na calçada, gente sentada bebendo cerveja e tal. Bem legal!! Ali dá prá ter uma noção da vida noturna de Buenos. A gente escolheu um bar, estilo uma cervejaria artesanal, chamada Prologo Cervecero. Tomamos Corona (minha preferida) e Stella Artois de 1L. A corona long neck custou cerca de 15 pesos e a Stella coisa de 35 pesos (tá vendo como não é tão barato assim?). Pedimos uma pizza de calabresa, essa sim feita na hora e tava bem boa! Total $ 122,00.

Como eu estava morta de tanto andar naquele dia, 1 cervejinha foi o suficiente para me derrubar, então logo fomos embora pro hotel dormir, porque já estávamos muito cansados. O táxi da Plaza Serrano até o hotel não foi muito barato, uns $ 55,00. Mas não dava para voltar de metrô, pois além da canseira e da distância da estação, o metrô encerra as 23h.